BOM DIA! SÁBADO, 27 DE MAIO DE 2017
Prato Típico
Pernil à Pururuca

“Pernil à Pururuca”, um prato típico de dar água na boca, numa festa regada ao mais puro calor humano.

A "Festa do Pernil à Pururuca", é uma homenagem do município aos seus pioneiros, também chamados Safristas. No início da colonização das terras onde está situado o Município de Farol, uma das primeiras atividades de subsistência foi a criação de porcos. Reverenciando estes pioneiros, o "Pernil à Pururuca" acompanhado de arroz branco, feijão tropeiro, e couve à Paraná, foi criado como prato típico local. A Festa compõem de crepúsculo festivo, com desfile de carroções, carroças e charretes decoradas. Apresentações de danças típicas, como o "Fandango dos Safristas" e a "Dança dos Facões", queima de fogos de artifício, Mostra do Produtor Local, Concurso da Pega do Porco na Lama, Audições de Orquestra Violônica, baile popular e no domingo o almoço, onde é servido o Pernil à Pururuca, prato típico de Farol.
ORIGEM - Os nossos pioneiros, na árdua tarefa de colonizar as terras férteis da antiga “Vila Afonso Botelho”, chamada popularmente de Pinhalão, elevada à condição de Distrito Administrativo com a denominação Farol, hoje município, dedicaram-se de imediato à agricultura e a pecuária. Comum, portanto, na década de 40, nossos colonizadores tomarem os caminhos de Ponta Grossa ou Guarapuava, para comercializarem suas “safras de porcos”, daí o termo “Safrista”. Era costume nas longas viagens, o sacrifício de alguns animais, para alimentação dos viajantes. O porco sacrificado, era frito em sua própria gordura e, posteriormente colocado em latas, para conservação na banha do animal abatido.
Embasados nesta prática, hoje parte da memória histórica de Farol, a administração Municipal, após consulta a inúmeros pioneiros, conhecendo a opinião dos mesmos para a definição do prato típico local, achou por bem homenageá-los, com a elaboração de um prato à base de carne de porco, o “Pernil à Pururuca”. A receita oficial para o preparo do “Pernil à Pururuca” foi escolhida através de concurso, promovido pela Administração Municipal - Departamento de Educação Cultura, Esportes e Turismo, no ano de 2000. Os provadores foram os próprios pioneiros, especialmente convidados para um jantar, organizado em sua homenagem. O “Pernil à Pururuca”, prato típico dos farolenses, tem como acompanhamento, o delicioso feijão tropeiro, arroz branco e couve a Paraná.

Receita

Ingredientes

1 Pernil de porco, alho, vinagre de vinho, sálvia, rosmarin, hortelã, cenoura, bacon, cebola branca, salsa, cebola verde e sal.

Modo de Preparar

Mergulhe o pernil em molho de água e cebola, por aproximadamente uma hora.
Amasse misturando o alho, sal, sálvia, rosmarin, hortelã, vinagre de vinho, transformando em pasta, deixando repousar por cerca de uma hora. Corte a cebola branca, acrescentando tempero verde e sal, juntando ao molho acima citado. Divida a cenoura em oito partes. Corte o Bacon em cubos. Perfure o pernil diagonalmente, salgando, colocando temperos, bacon e cenoura. Asse em forno brando. Aqueça o óleo. Após ter assado o pernil, jogue o óleo sobre ele, retornando ao forno por por 15 minutos, para enxugar.

Acompanhamentos

Feijão safrista, arroz branco e couve à Paraná.

Feijão Safrista

Ingredientes

Toucinho defumado, costela de porco crua e defumeda, bacon, torresmo de porco, charque, feijão, farinha de milho (biju), alho, salsa, cebolinha e louro.

Modo de Preparar

Cozinhe o feijão, deixando-o macio e inteiro. Escorra toda a água e reserve. Frite a costela de porco crua e a costela defumada. Frite o bacon e o torresmo, deixando-os crocantes e reserve. Frite juntos cebola, alho e feijão, acrescentando os ingredientes, em seguida, a farinha. Após, retire do fogo, colocando por último o torresmo e o bacon.

Couve à Paraná

Ingredientes

Couve, banha de porco, alho, cebola branca, cebolinha, salsa e sal.

Modo de Preparar

Frite a cebola e o alho, acrescentando-se a couve juntamente com o sal, abafe o recipiente e desligue o fogo.

Última atualização: 26/05/2017 13:36:10