(44) 3563-1101

Transparência:

Educação Financeira: Projetos de horta orgânica e produção de peixes são sucessos

Educação Financeira: Projetos de horta orgânica e produção de peixes são sucessos

Data de postagem: 15/12/2025

Estudantes produzem e comercializam obtendo recursos para aproveitamento coletivo e parte da produção complementa merenda escolar

 

Projetos de Educação Financeira, que vem sendo executados com estudantes da Escola Municipal Casimiro de Abreu, são destaques com resultados no processo educacional, na comunidade escolar e sociedade. São projetos de horta orgânica e produção de peixes “tilapias” em caixas d´agua, desenvolvidos com apoio do Município de Farol e Cooperativa Sicredi, através de convênios. Alunos realizaram viagem passeio em parque, custeado com recursos viabilizados nos projetos.

O projeto Horta Orgânica, mantém a produção de hortaliças orgânicas, que vem sendo desenvolvido nas dependências da escola, visando também o incentivo à produção familiar, sustentabilidade, educação ambiental e financeira, empreendedorismo e fortalecimento da merenda escolar de qualidade. Os alunos do 5º ano B, que desenvolveram o projeto nos últimos meses, participaram de todas as etapas, desde a preparação do solo, seleção de sementes, plantio, manutenção com adubação, colheita e utilização e comercialização de hortaliças.

Os estudantes também foram responsáveis pela colheita e comercialização na comunidade escolar, obedecendo todas as etapas de contabilidade, com transparência, vivenciando o empreendedorismo.  

Já o projeto de produção de “tilápias” em uma caixa d`água, foi realizado em um período de 8 meses, visando o incentivo à produção de alimentos de maneira sustentável pelas próprias famílias. O sistema contou com uma caixa d`água em acrílico com capacidade para mil litros e demais acessórios, como motor e bomba de oxigenação de água e um sistema mecânico para captação de energia eólica no caso de falta de energia elétrica. Os resíduos retirados do sistema foram utilizados como fertilizante natural da Horta Orgânica, outro projeto desenvolvido na escola.

Ambos projetos são coordenados pela professora Lúcia Ribeiro de Souza. Ele explica que os projetos visam a sustentabilidade e empreendedorismo fortalecendo a Educação Financeira, e que os alunos aprenderam na prática a comercialização responsável e sustentável, analisando gastos e rendimentos, valor de reinvestimento e parte para reserva com depósito em conta “poupança”.

“Os projetos visam incentivar as pessoas a produzirem alimentos em casa e também ensina empreendedorismo e educação financeira aos alunos, que produzem, lucram e investem coletivamente”, destaca a professora, ainda lembrando dos resultados no processo educacional. Ela lembra que os alunos puderam fazer uma viagem ao Happy Park, no município de Goioerê, com dinheiro ganho nos projetos e que a sobre foi dividida entre todos.

O prefeito Oclecio Meneses avalia o sucesso dos programas como desenvolvimento educacional, qualidade da merenda escolar e incentivo a comunidade, complementando o processo desenvolvimento da Educação em Farol.

Fotos:



Ver todas as notícias