Abril Azul: Farol emite 1ª Carteira de Identificação de Crianças Autistas

Data de postagem: 05/04/2024

No caso de crianças não identificadas pela pesquisa, as famílias devem procurar a Secretaria de Assistência Social

Em um trabalho de identificação e cadastramento de crianças, a primeira Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno de Espectro Autista (CIPTEA), foi emitida em Farol. Pedro Viana Vicente, filho de Joziane Aparecida Viana e Sérgio Vicente foi o primeiro a contar com o documento que substitui laudos e relatórios, garantindo prioridades e atendimentos públicos e privados em todo o estado. O cadastramento é realizado pelo Município de Farol, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, na programação do Abril Azul, Mês da Conscientização do Autismo.

A secretária municipal de Assistência Social, Eliane Meneses, orienta que caso outras crianças não identificadas pela pesquisa realizada, os pais devem procurar o cadastramento na própria secretaria junto ao CRAS – Centro de Referência de Assistência Social, com os documentos; RG (Carteira de Identidade) do autista; RG e CPF do responsável; exame do tipo sanguíneo e laudo médico.

A CIPTEA é um documento oficializado pela Lei Federal 13.977/2020, garantindo prioridades em atendimentos públicos e privados em todo o Estado do Paraná. O documento é emitido mediante requerimento com relatório médico com a indicação do código de CID - Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde.

As carteiras são emitidas em formato digital PDF, podendo ser apresentadas através do aparelho de telefone ou mesmo impresso.